Na correria de atividades administrativas de um negócio, diversos empreendedores acabam deixando a gestão financeira de lado. Contudo, apesar dos rendimentos financeiros aumentarem na empresa, isso não indica, necessariamente, que o negócio obterá lucro. Entender a saúde financeira do seu caixa é muito importante e essa análise precisa ser feita continuamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e saiba se o seu financeiro está sustentável e de acordo com as demandas empresariais.

Saúde financeira: o que é e qual a sua importância?

Antes de tudo, podemos definir que a saúde financeira se refere a consciência de administrar todas as entradas e saídas de um negócio. Em outras palavras, é quando existe uma gestão financeira eficiente de todos os rendimentos financeiros, de forma que sua distribuição seja planejada e os gastos estejam sempre dentro do previsto.

Sendo assim, podemos considerar que o real objetivo da saúde financeira é contribuir para a independência do negócio. Esse processo é feito por meio de mudanças de hábitos com o estudo do comportamento sobre o planejamento de finanças, de forma que a empresa consiga alcançar seus objetivos.

Como saber se o meu financeiro está saudável?

Em suma, perceber os “status” financeiro do negócio é o primeiro passo para entender a sustentabilidade do seu fluxo de caixa. Assim, precisamos reconhecer de que seus rendimentos financeiros conseguem arcar com as demandas empresariais, tais como:

— Contas fixas (telefonia, internet, aluguel do estabelecimento, água, luz, etc.)
— Contas variáveis (Manutenção de maquinário, novas contratações, aquisição de materiais, etc.);
— Demais contas que surgem no decorrer do caminho das atividades empresariais e que não estão listadas nas contas, mas que a empresa consegue arcar com os custos sem comprometer o fluxo de caixa;

Por que devo me atentar à saúde financeira do meu negócio?

Conforme dito, o fato da empresa gerar muitas receitas mensais por meio de seus produtos e serviços, não quer dizer que há uma gestão financeira eficiente para conduzir esse dinheiro. Para que a saúde financeira do seu negócio se torne visível, é necessário que todos os gastos, despesas e investimentos sejam feitos de modo consciente, evitando futuros estresses e gastos sem razão.

Além disso, priorizar uma administração financeira correta do seu caixa ainda possibilita que sua empresa ganhe competitividade no mercado, já que uma gestão correta também libera recursos financeiros fora do orçamento para investir em novos setores, ou até mesmo em novos produtos.

E aí, gostou do artigo? Conforme vimos, é crucial priorizar uma gestão financeira de qualidade, analisando a circulação do dinheiro pelos departamentos e tendo um foco mais sustentável em seus gastos.

Além da economia advinda dessa gestão, os empreendedores terão oportunidades de explorar novos mercados, qualificar os setores com a aquisição de novas tecnologias e gerar autoridade de marca.

Agora que você já sabe a importância de verificar a saúde financeira do seu negócio, que tal ampliar o seu conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer muito mais.