Seja na nossa vida pessoal ou empresarial sempre corremos atrás da realização de vários objetivos, porém dificilmente planejamos como iremos chegar lá só estabelecemos o ponto inicial e o final e esquecemos de pensar no caminho até alcançar o nosso objetivo. Com isso muita das vezes acabando não conseguindo alcançar ou demoramos mais tempo do que deveríamos.
Mas como poderíamos chegar a onde queremos mais rápido?
Fazer um bom planejamento pois ele é uma das coisas mais importantes hoje seja na vida pessoal ou empresarial e pensando nisso trouxemos nesse postagem uma ferramenta que vai te ajudar no seu planejamento. O nome dessa ferramenta e SMART ela é uma ferramenta que te faz pensar no caminho ate chegar ao seu objetivo, ela te faz estabelecer metas a serem cumprida.
Cada letra de SMART traz um significado.
A primeira letra o S e de Specific (Especifico) em português que diz respeito a especificar uma meta, ou seja, tirar quaisquer possibilidades de ambiguidade ou mal entendimento dela, facilitando a criação de atividades e a avaliação da meta no futuro.
A equipe responsável por bater essa meta deverá saber: o que é esperado, o porquê da existência dela (seu propósito, para que ela servirá), quem são os envolvidos, o lugar e quais são os requisitos e limitações (ex.: R$50.000 de faturamento vs. aumentar as vendas).
A segunda letra M e de Measurable (Mensurável) o que não se mede não e gerenciável.
Essa frase mostra a importância de uma meta não só ter um critério para definir se ela de fato foi alcançada, como também desse critério poder ser medido.
Por exemplo, uma meta ruim nesse caso é “melhorar as nossas propostas para clientes”; já a versão bacana dela seria “diminuir em 50% o tempo de atendimento/construção de nova proposta” ao mensurar você torna mais claro sua meta.
A terceira letra o A vem de Attainable (Alcançável), de nada adianta uma meta tão alta que seja impossível ser alcançada, pois desmotiva a equipe e faz com que a meta se torne inútil. E claro também que não e nada frutífera uma meta tão baixa que não exigirá nada de você nem da sua equipe e trará uma falsa sensação de dever cumprido.
A letra R vem de Relevant (Relevante), uma boa meta é aquela cujo propósito trará algum progresso à empresa ou a você.
Alguns critérios para avaliar a relevância de uma meta são: impacto nas métricas principais (faturamento, nº de clientes etc.), momento (timing) e se faz sentido em conjunto com as demais metas.
A última letra o T e de Time – Bound (Temporal), nessa parte colocamos o tempo em que queremos que cada meta seja realizada, as metas SMART são passos intermediários no planejamento, se não as organizar por tempo, com certeza o seu plano final será diretamente prejudicado.
Pensando no progresso da sua empresa, para ser produtivo nas tarefas que você e sua equipe realizam no dia a dia, garanta que elas correspondam a metas bem construídas do seu planejamento.
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