A rotina de um médico é sempre agitada: são muitos atendimentos, plantões e aperfeiçoamentos, tendo que conciliar o trabalho com a vida pessoal. No entanto, quando o profissional decide empreender, os desafios aumentam. Afinal, além de lidar com todas as atividades da carreira médica, também é preciso administrar bem o seu negócio. Ter noções em gestão de pessoas e finanças é essencial, mas esses não são os únicos pontos necessários.

Quer descobrir quais são os principais desafios do médico empreendedor? Continue a leitura!

1 – Controle financeiro

Quando o médico se torna o administrador principal de uma clínica própria, precisa entender que o seu negócio funciona como outro qualquer. Por isso, o estabelecimento tem que ter capacidade financeira para cobrir todos os gastos e custos com a equipe de trabalho, além de gerar lucro. A ausência desse controle pode ser um grande problema para o empreendedor e inviabilizar o funcionamento do consultório.

O ideal é que sempre haja uma quantia reservada para custos emergenciais ou até mesmo para pagar as despesas fixas em algum mês que o movimento for mais fraco, já que os ganhos variam de acordo com a produtividade da clínica. Além disso, é importante ter dinheiro guardado para fazer melhorias no local e outros investimentos.

Portanto, contar com o auxílio de uma boa contabilidade e assessoria financeira pode ser o diferencial para o sucesso de um empreendimento.

2 – Gerenciamento de pessoas

Contratar e gerenciar funcionários é desafiador até mesmo para quem tem experiência no ramo. Por isso, a gestão de pessoas com certeza é um dos principais desafios do médico empreendedor. É necessário conhecimento e adoção de boas práticas para atrair e manter profissionais que possam contribuir diretamente para o sucesso de suas atividades. Investir em cursos preparatórios é uma boa opção.

3 – Divulgação da clínica

Oferecer serviços eficientes e confiáveis à comunidade não basta. Para que a clínica consiga se manter e tenha sucesso, uma alta rotatividade de pacientes é exigida. A divulgação é fundamental nesse processo. O médico precisa investir em soluções de marketing para posicionar-se no mercado e se comunicar diretamente com possíveis clientes.

4 – Visão de mercado

Assim como qualquer empresa, o consultório precisa ter rentabilidade para se sustentar e oferecer a estrutura adequada para seus pacientes. Por isso, o médico deve sempre acompanhar as tendências do mercado e aplicá-las em seu negócio, garantindo seu o reconhecimento como um local de inovação e bom atendimento.

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