Você empresário que quer manter as portas abertas, precisa ter uma organização tributária apurada e buscar meio legais para reduzir os impostos da sua empresa. No artigo de hoje, iremos te ajudar a pagar um valor menor com o imposto.
Existem algumas estratégias e técnicas, permitidas pela legislação fiscal, que podem reduzir a carga tributária. Porém, vários empresários ainda não levam essa possibilidade tão a sério ou possuem certo receio em adotá-las e sofrer alguma sanção por parte do Governo Federal.
O pagamento de tributos
O pagamento de tributos é uma obrigação imposta a qualquer tipo de negócio que estiver legalmente constituído. Dessa forma, a empresa que não está em dia com o pagamento dos seus impostos pode recolhê-los, pagar multas altíssimas e sofrer bloqueios.
O seu empreendimento pode sofrer com os recolhimentos, caso não exista uma gerência eficiente das questões tributárias de uma empresa. Não é difícil encontrar organizações que faliram em pouco tempo, pelo simples fato de não saberem fazer ou não terem uma gestão tributária efetiva a disposição.
Depois dessa apresentação, iremos ao ponto principal. Você conhecerá algumas estratégias simples que podem fazer com que a sua empresa pague menos impostos. Lembre-se: tudo dentro da lei e respeitando os parceiros morais!
Realize um planejamento tributário eficiente
Primeiramente, você deve possuir uma organização tributária bastante eficiente e que abranja todos os tributos gerados por cada uma das atividades que a sua empresa realiza.
Esse é o passo inicial que você deve dar em direção a uma carga tributária bem branda e justa.
Escolha o regime de tributação que seja adequado
Saiba que a principal causa da tributação alta e inadequada é a escolha incorreta do modelo de tributação. Hoje em dia a maioria das empresas atua tendo relação com uma das três modalidades: lucro real, lucro presumido ou Simples Nacional.
Você, empresário, deve ter em mente que não existe um regime melhor ou pior que o outro. Para você escolher o ideal, deve ser feita uma análise detalhada, levando em consideração as características financeiras, contábeis e estratégicas.
Depois que a análise for feita, você e a equipe de contabilidade que estiver te ajudando irão escolher o regime tributário sobre o qual os impostos serão apurados durante um exercício social.
Escolha alguns serviços que serão terceirizados
Se você quer reduzir os impostos da sua empresa, terceirize alguns serviços. Com a terceirização, sua empresa ganha mão de obra especializada para cuidar de serviços que podem ser delegados, como, por exemplo, limpeza, transporte, segurança, financeiro ou contabilidade.
Dessa forma, além de reduzir as demandas com a gestão de pessoas, a empresa diminui parte das custas com impostos.
Faça a analise dos incentivos fiscais para reduzir os impostos
Provavelmente você deve saber que os governos estaduais, municipais e até mesmo o federal, podem oferecer benefícios fiscais para empresas de vários segmentos, que ficam localizadas em lugares que precisam de investimento e crescimento.
Isso pode ser muito bom para a sua empresa. Sendo assim, veja se em sua região existe algum tipo de incentivo fiscal ou tributário e pense na possibilidade de mudar a sede ou local de prestação de alguns serviços que sua empresa execute.
Nesta busca você deve levar em consideração que existem custos logísticos e trabalhistas durante o processo. Dessa forma, é preciso fazer a avaliação se a tentativa de reduzir a carga tributária não causará um aumento em outros custos da sua empresa.
Pague as obrigações em dia
Nunca atrase o recolhimento dos impostos. Caso contrário, a atitude custará caro no futuro, devido ao acréscimo de multas ou pelos bloqueios judiciais nas contas da empresa e dos proprietários.
Fazer o reparcelamento dos débitos em aberto com a União poderá manter a empresa dentro da normalidade, porém os juros relacionados à taxa Selic irão prolongar a dívida por vários anos. Então, o ideal é manter a organização em dia e pagar as guias nas datas.
Reduzir os impostos da sua empresa é uma tarefa que exige bastante atenção. Portanto, é importante que você siga todas as dicas. Se precisar, leia o artigo novamente e anote os principais pontos que chamarem a sua atenção.
Lembre-se: conte com uma equipe de contabilidade competente e inteiramente da sua confiança. Nós podemos te ajudar. Basta entrar em contato conosco!