O processo de Design Thinking pode ser estruturado em três etapas principais: imersão, ideação e prototipação. Contudo, para a melhor absorção dos conhecimentos e técnicas, apresentaremos a abordagem do Design Thinking distribuída em cinco etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Validação/Implementação.

Imersão

Pois bem, a primeira etapa do processo, conhecida por Imersão, tem por objetivo a aproximação das pessoas interessadas com o contexto do problema, através do levantamento de informações e observações pertinentes.

Análise e Síntese

Devido ao volume de informações levantados, há uma outra etapa destinada à Análise e Síntese destas informações, que busca organizar esses dados, visualmente, visando facilitar a identificação destas oportunidades e desafios.

Ideação

Esta etapa onde busca-se gerar ideias inovadoras, através de atividades lúdicas e colaborativas que promovam a criatividade e inovação.

Prototipação

É a fase que promove a tangibilização das ideias, a fim de retira-las do papel. Observar os benefícios destas soluções e criar um protótipo (ou mínimo produto viável – MPV) que possa ser testado.

Validação e/ou Implementação

Nesta etapa, o empreendedor deve buscar a validação das suas ideias junto às pessoas interessadas e possíveis clientes para captar a percepção e encontrar possíveis ajustes necessários e gerar um conhecimento contínuo ao longo do processo de implementação.

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