Por: Equipe AV Contábil

 

Saber administrar um negócio não é apenas olhar para o crescimento de seus clientes. Uma boa administração saberá organizar todos os processos de uma empresa, sejam eles internos ou externos, a fim de garantir um empreendimento saudável e longevo.

Entretanto, muitas empresas hoje sofrem com a falta de planejamento e a má gestão de equipes, resultando em consequências negativas, como a perda de lucro, demissões ou até mesmo a falência de um negócio.

Portanto, neste artigo, listaremos 5 dicas de administração bastante úteis para os dias atuais. Afinal, administrar com excelência significa planejar, gerenciar e organizar com maestria todos os recursos de um empreendimento. Vem com a gente!

 

1- Importe-se com a sua gestão financeira

Saber controlar as suas finanças de forma efetiva é um passo essencial para você prosperar com o seu negócio.

Através de um setor financeiro bem estruturado, você será capaz de fiscalizar todos os pagamentos, recebimentos e a compra de materiais com precisão e agilidade.

Confira algumas orientações para você potencializar a sua gestão financeira:

– Atente-se sempre ao fluxo de caixa;
– Corte qualquer custo desnecessário;
– Nunca misture as suas despesas pessoais com os da empresa;
– Utilize sistemas de controle financeiro.

 

2- Valorize as pessoas que trabalham em sua empresa

Por mais que a tecnologia evolua ano após ano, uma coisa nunca mudará: a importância da mente humana dentro de um negócio.

Portanto, é essencial que um bom administrador saiba valorizar e motivar os seus funcionários. Veja a seguir algumas orientações que auxiliarão a sua comunicação com os colaboradores:

– Dê feedbacks construtivos sempre que possível;
– Saiba ouvir as opiniões dos colaboradores;
– Incentive a interação entre as equipes;
– Reconheça as pessoas talentosas de sua equipe;
– Invista sempre na saúde e bem-estar dos funcionários.

 

3 – Potencialize a sua estratégia de marketing

Criar um planejamento de marketing eficiente aumentará a visibilidade de seu negócio e consequentemente atrairá mais clientes.

Por isso, saber traçar metas e objetivos é extremamente importante para que o seu produto ou negócio seja direcionado às pessoas certas. Veja a seguir algumas ações que você pode tomar para melhorar o seu planejamento estratégico:

– Utilize ferramentas de pesquisas para conhecer o seu público-alvo;
– Utilize o marketing de conteúdo (sites, blogs, canais de youtube, etc.);
– Possua presença online, principalmente em páginas de redes sociais;
– Invista no marketing de relacionamento;
– Mensure sempre os resultados através do ROI (Retorno sobre investimento).

 

4- Atenda o seu cliente com excelência

Saber atender o cliente é uma das formas mais efetivas de garantir boas vendas. Nesse sentido, um atendimento eficaz é o melhor cartão de visita que uma pessoa pode receber. Ela definitivamente retornará ao local caso seja bem tratada.

Dessa forma, confira essas ações que você pode tomar para melhorar o atendimento de seu negócio:

– Invista no treinamento de sua equipe de vendas;
– Otimize a experiência do consumidor;
– Amplie a sua relação com o cliente mesmo no pós-venda;
– Motive os seus funcionários constantemente.

 

5- Utilize a tecnologia ao seu favor

A última dica é o investimento na tecnologia para a otimização de seu negócio. Existem diversas ferramentas que poderão auxiliá-lo no planejamento de sua empresa, seja na área do marketing, na gestão empresarial ou no controle financeiro.

Por isso, nós da AV Contábil possuímos os sistemas necessários para a execução de processos de contabilidade de seu negócio. O nosso objetivo é entregar resultados qualificados, auxiliando e impulsionando o crescimento efetivo de sua empresa.

E então, gostou de conhecer essas 5 dicas de administração? Aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog.