Em sua empresa, alguns custos da folha de pagamento podem estar levando parte dos seus lucros. Além dos salários dos funcionários, há benefícios, 13°, horas extras, impostos e diversos outros encargos que podem se tornar extremamente onerosos.
Veja abaixo 4 excelentes dicas, que pode te levar a pagar menos tributos. Confira!
1 Diminuição de horas extras
Horas extras podem vir a se tornar um grande vilão dos seus custos, uma vez que representam despesas extras para a sua folha de pagamento. Dessa forma, o mais indicado e tentar diminuir o máximo possível de horas extras de seus colaboradores.
2 Otimização da jornada de trabalho
Um dos melhores meios de enxugar os custos da sua folha de pagamento e investir na elevação da produtividade da equipe. Fazer os funcionários trabalharem mais em menos tempo, impedindo assim que horas extras sejam necessárias.
No caso de colaboradores externos, a implementação de metas de produtividade, e um acompanhamento online das atividades facilitam o monitoramento das jornadas de trabalho.
3 Terceirização de parte da mão de obra
Quando na sua empresa existe alguns serviços necessários muito específicos, em vez de manter um profissional só para isso, a terceirização passa ser uma opção vantajosa.
4 Apuração correta de impostos
Um erro comum a muitos líderes empresariais consiste em considerar que o enquadramento como “Simples” é, invariavelmente, mais econômico. Esse é um claro equívoco, cada caso é único, devendo ser analisado com um adequado planejamento tributário.
Existem basicamente três tipos de enquadramento fiscal:
Simples nacional;
Lucro presumido;
Lucro real.
Cumpre ressaltar, por fim, que o Simples Nacional é, de fato, um elemento facilitador para as empresas de pequeno e médio porte, à medida que o pagamento de tributos é calculado apenas sobre o faturamento anual bruto.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/folha-de-pagamento-como-reduzir-os-seus-custos/