Top

Blog

AUTÔNOMO x LIBERAL – QUAIS AS DIFERENÇAS ? QUAL DELES PODE TER UM CNPJ MEI?

Autônomo x Liberal – Quais as diferenças? Qual deles pode ter um CNPJ MEI?
Antes de qualquer coisa vale lembrar que todo profissional liberal é também um profissional autônomo, no entanto, nem todos os trabalhadores autônomos são considerados liberais. Vamos explicar melhor as diferenças entre eles a seguir.
Serão considerados como profissional liberal todo aquele que tenha permissão para exercer a sua profissão. Para que isso seja possível ele deve ter formação superior ou técnica que o habilite para determinada função. Além disso, ele deve estar registrado a uma ordem ou conselho referente a sua formação. Aqui se enquadram profissões como, dentistas, médicos, profissionais de educação física e até advogados.

O profissional autônomo, por sua vez, é todo aquele que exerce suas atividades sem vínculo empregatício. Esse perfil também trabalha por conta própria e pode ou não ter uma formação superior ou técnica. Entre as profissões mais comuns estão: diaristas, cabeleireiros, comerciantes, esteticistas, prestadores de serviços, entre outros.

Conclui-se então que, para abrir uma empresa como Microempreendedor Individual e ter um CNPJ MEI o profissional deve ter as características de um trabalhador autônomo.
Mas eu sou da Área da Saúde como, faço para ter uma empresa?
Saiba amanha em nossa última postagem dessa série de 3 posts.

#avcontabil
fonte:blogmeifacil.com

Nenhum comentário

Deixe um comentário